quarta-feira, 12 de junho de 2013

Aprendizagem...

1. O que é aprendizagem? 
Aprendizagem é a maneira na qual o individuo passa a se interessar pelo assunto, ampliando seu conhecimento e sempre procurando se manter informado do assunto tratado. É quando ele utiliza seus conhecimentos para mudar. 

2. Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto? 
Não. Ensino por projeto são decisões tomadas pela escola, pelo professor, aquela na qual o aluno não tem o direito de interferir nas escolhas. Já na aprendizagem por projeto, esse conhecimento parte do interesse do aluno, momento no qual ele realmente quer saber sobre o assunto.
3. Como se inicia um projeto para aprender?
Indagando, pesquisando a curiosidade do aluno, fazendo ele ter vontade e interesse em aprender, motivando-o mas sem pressiona-lo, sem tirar a autonomia do mesmo perante quaisquer que for o assunto. 
4. Com que idade o aluno pode começar? 
Quanto mais cedo esse aluno tiver interesse em aprender, melhor será seu conhecimento e seu rendimento.
5. E os currículos? Como ficam?
Os currículos são feitos com a intenção de arrancar do aluno uma unica resposta, não se tratando de perguntas pessoais ou que possam ter diversas opiniões.
6. Como fica, então, o papel do professor? 
Assim como o aluno, o professor tende a aprender a cada dia mais, muitas vezes os professores e os alunos chegam a inverter os papeis na sala de aula, devido a diversidade de conhecimento e indagações trazidas para dentro da sala através dos alunos. Ele deve ser visto como um orientador desenvolvendo um clima de respeito e de auto-respeito, estimulando a livre expressão de cada um sobre sua forma diferente de aprender o mundo.
7. E o aluno? Como aprende? 
O aluno aprende de acordo com o seu interesse, com o despertar da vontade de aprimorar seu conhecimento e suas certezas e incertezas. Ele precisa estabelecer relação entre informações e gerar conhecimento. 
8. Como administrar a mudança na escola?
Na instituição escola, cada segmento da comunidade tem seu papel dentro da dinâmica geral de funcionamento, a ação de um interfere nas ações de outros. Se a direção acredita na mudança para nova metodologia, vai apoiar os professores interessados, facilitando a organização da grade horária, a flexibilização do currículo, participação em propostas de formação continuada etc; se os alunos mostram como se interessam por utilizar mais os computadores, o professor pode repensar sua forma de dar aulas, percebendo que, assim, os alunos podem aprender mais e melhor.